Existem várias formas de se definir o que é Yoga, mas para chegarmos a seu entendimento, vamos recorrer um pouco a história.
"A Palavra Yoga aparece pela primeira vez no Rig Veda (5.000 a.C)
O significado da palavra Yoga como disciplina para o controle da mente e dos sentidos e transcendência do ego, ou ainda, o caminho para o auto-conhecimento, aparece pela primeira vez na Taittiriya Upanishad (II.4.1), obra datada do II milênio a.C.
Nos tempos do Yoga pré-classico, em que a Bhagavad Gita foi transcrita (IV a.C), esta palavra já era bem usada para designar na tradição hindu uma disciplina de auto-conhecimento que incluía diferente caminhos para a auto-realização.
Patanjali codificou o conhecimento do Yoga no livro de aforismos chamado Yoga Sutra, em torno do século II a.C. A partir desse momento, o Yoga passa a fazer parte dos seis sistemas filosóficos ortodoxos hindus.
Em Sancrito, a palavra Yoga significa união, mas também pode ser empregada como trabalho, aplicação. Ou seja, Yoga é o meio e o fim ao mesmo tempo"
" Yoga é consciência; transformação da consciência humana em consciência divina"
Pode-se dizer também que Yoga é liberdade.
" Libertar-se de condicionamentos e preconceitos em relação à ação. As ações não são nem boas nem ruins em si mesmas. Nós lhe damos valores e significados que associamos às nossas emoções ou preconceitos. Está escrito no Bhagavad Gita (II:50): Yogah karmashu kaushalam: " Yoga é perfeição na ação". Qualquer coisa que você fizer, deve fazer-se como uma prática continua e constante, exercendo atenção plena."
Este viver consciente, essa atenção constante é a essência da prática. Seja ela numa sala de yoga, em cima do mat praticando asanas, durante a meditação, lavando a louça, dirigindo o carro, em uma relação, no ato de respirar.
A atenção constante é o fruto do amadurecimento interior, um processo em que se desenvolve gradativamente a consciência de alerta, que vai expandindo até abranger cada momento da existência.
Muitos autores afirmam que o Yoga é um conjunto de técnicas práticas. No entanto, a definição do Yoga com pura e simples prática é incompleta, pelo fato de que ele vai muito além de seus aspectos técnicos. Outros a definem como ciência, arte, filosofia, religião.
Podemos dizer também que Yoga é cultura, pois as atitudes e costumes dessa cultura que é o Yoga, são verdades universais atemporais que nos ajudam a viver uma vida harmoniosa com a sociedade e com nós mesmos.
Existem diferentes formas de Yoga.
Podemos citar: Raja Yoga, Jnana Yoga, Karma Yoga, Bhakti Yoga, Hatha Yoga, Yantra Yoga, Mantra Yoga, Asthanga Yoga, etc, etc.
A modalidade de Yoga escolhida por cada um de nós deve estar em função de nossas expectativas e necessidades. Diferentes formas de Yoga não dão os mesmo resultados com as mesmas pessoas e não há consenso sobre o que deveria ser ensinado em uma sala de Yoga. Entretanto, é preciso frisar que não existe um Yoga superior, mais completo ou melhor que os demais.
Desde o surgimento até os dias de hoje, o Yoga passou por diversas transformações. Durante o processo histórico de formação do Yoga, que durou milênios, foram acrescentando-se novas técnicas, experiencias e constatações das sucessivas gerações de praticantes. Mas sua essência continua a mesma: mágica, imutável e atemporal. A mensagem do primeiro praticante, atravessando as gerações, continua sendo válida para nós, praticantes do século XXI."
Algumas citações:
“O yoga deve ser conhecido por meio do yoga; O yoga manifesta-se mediante ao Yoga. Aquele que se aplica sem descanso ao Yoga. Encontra no Yoga uma alegria permanente.” - Vyasa, Yoga Bháshya, III:6
" Preferimos ver o Yoga como uma escola de vida, um sistema completo e integrado, que inclui uma visão ética da existência, uma solução para as ecologias ambiental e social, uma proposta para cultivarmos a saúde plena e uma chave para vivermos uma vida feliz, realizando a totalidade do potencial psico-espiritual humano." - Pedro Kupfer
"Yoga é independência, é sentir-se bem e feliz em si mesmo, quando fazemos o caminho de volta para casa, momento em que nos unimos à nossa esfera mais sagrada." Hermógenes
"A prática de Yoga completa os reservatórios da esperança e do otimismo dentro de você. Ela o ajuda a suplantar todos os obstáculos no caminho para a saúde perfeita e para o contentamento espiritual. É um renascimento.” - BKS Iyengar
"É muito difundida a concepção equivocada de que a prática da yoga é apenas para místicos adeptos e que essa ciência está além do alcance do homem comum. Todavia, a yoga é a ciência de toda a criação." - Paramahansa Yogananda
" Nós não hesitamos em particularmente considerar a Yoga como sendo a benção mais preciosa que desceu do céu do mundo da Providência Divina, em nosso benefício na Terra, porque através da Yoga nós nos habilitamos para a preservação de nossa harmonia física e espiritual, até mesmo de um modo a poder cumprir com mais segurança e eficiência os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, de modo que consideramos, a Yoga, uma bênção de Deus." - Chico Xavier
FONTE: KUPFER, P. Formação em Yoga Curso Livre: Modulo 1, Ano 2009 Ed Yogabindu
Nenhum comentário:
Postar um comentário