Yoga é união. Yoga é ação. Yoga é a desconstrução dos nossos padrões de pensamentos. Yoga é um método para trazer respostas e se auto-conhecer. Yoga são posturas corporais. Yoga é unir algo que parece estar separado. Segundo o épico Bhagava Gita, Yoga é sabedoria na ação, e até mesmo acão na inação. Segundo o mestre yogui Patanjali, é cessar os movimentos da mente. Yoga é...
Existem várias definições para o que é Yoga.
Porque o Yoga não é um só.
Há várias estradas neste caminho, mas todas elas possuem um único objetivo: alcançar Moksha.
Moksha é iluminação. É a transcendência do fenômeno de existir, de qualquer senso de consciência do tempo, espaço e causa.
Moksha, não se produz. Ele nos acompanha, só ainda não conseguimos enxerga-lo. Para se alcança-lo é preciso mudar o foco da visão.
Por isso que o Yoga e suas técnicas são transmitidos apenas para aqueles que se sentem preparados a entrar neste novo modo de enxergar o mundo sem o véu ilusório de maya.
E é neste momento que nos deparamos com muitas portas e nos perguntamos, qual abrir primeiro?
Karma Yoga
É o Yoga de Krishna. O Yoga da ação.
Na ação você não se identifica, não cria uma identidade egoica com a ação e seu resultado.
É entregar a dedicação de todas as ações e seus frutos ao divino.
Segundo Swami Sivananda, é o serviço desinteressado para com a humanidade.
Trabalhos voluntários de karma yoga nos ajuda a trabalhar com nosso desapego.
Podemos fazer karma yoga a qualquer momento, por qualquer pessoa.
É ser um instrumento nas mãos do divino.
Gandhi é um grande exemplo de karma yogue Ele se abdicou de tudo por causa de uma única causa, libertar a India e seu povo.
Bhakti Yoga
É o Yoga da alma e da devoção ao Supremo Absoluto.
A prática pelo coração que une o amor divino dentro de ti à divindade.
Nas práticas, através de orações, repetição de japa mantras, pujas, satsangs e meditação, se mantem viva a conexão com o divino, com a divindade específica.
Segundo Amma, é a forma mais simples e natural de se alcançar a auto-realização.
Encontros denominados Satsangs são promovidos em todo o Brasil por diversos mestres e escolas.
Raja Yoga
O Raja é o "Yoga Real", completo, clássico.
É ciência, baseada no controle da mente e dos sentidos, através da prática dos seus 8 aspectos.
Segundo a tradição hindu, o Raja Yoga era apenas estudado pelos reis e sábios, e passado de mestre para discípulo. Até surgir Patanjali, que cobilou o Yoga Sutra de Patanjali e o dividiu em 8 passos, como citado no post Os 8 Aspectos do Yoga Real
-Yama
-Nyama
-Asana
-Pranayama
-Prathyara
-Dharana
-Dhyana
-Samadhi
No Yoga Sutra, Patanjali desenvolve maior atenção em Dhyana, a meditação.
Quando você sai do estado de observação de um ponto específico e chega a observação de si mesmo.
É muito importante ter um mestre ou professor para acompanha-lo nesta jornada.
Para um estudo mais aprofundado leia: Raja Yoga: O Caminho real, de Swami Vivekanada
Jnãna Yoga
É o caminho do discernimento intelectual, o mais direto e o mais difícil para se alcançar Moksha. Necessita de uma determinação e entendimento que vão além da própria filosofia, vivência ou memorização de escrituras para que se possa atingir a verdadeira sabedoria - a Verdade Única que é pré-existente e imutável.
Ele é o topo da montanha, e usa o intelecto para iluminar qualquer tipo de ilusão ou ignorância.
Constitui em:
- discernimento ( reconhecer o real x irreal)
- renuncia (karma yoga, renuncia de suas ações)
- adquirir 6 perfeições (tranquilidade, controle dos sentidos, abster-se do que não leva a perfeição, aceitar as dualidade, serenidade, fé)
Quem pratica Jnãna Yoga usa muito o intelecto, então é importante praticar Bhakti Yoga para trazer equilíbrio.
Hatha Yoga
Segundo a filosofia tântrica que tem por objetivo o desenvolvimento do ser humano, nos seus aspectos físico, mental e espiritual, nosso corpo é o nosso templo, a nossa morada.
O Hatha Yoga vê o corpo e a mente de forma intergrada.
HA = SOL (corpo)
THA = LUA (mente)
HA + THA = união do Sol e da Lua (corpo + mente)
É a fusão das polaridades através da prática física.
A mente interfere no corpo e o corpo interfere na mente. Trabalhando o corpo com técnicas específicas de posturas e respiração , purificamos nosso corpo, influenciando nossos estados mentais e emocionais.
Sua maior cararcterística na pratica é manter a atenção na ação.
Com o conhecimento e o encaixe perfeito do seu corpo você desconstrói seus padrões corporais que quebram os padrões mentais, que quebram os padrões comportamentais.
O Hatha Yoga Pradipka, junto com o Geramda Samhita são textos hindus que tratam do Hatha Yoga.
Ambos começam com a mesma frase:
" O objetivo do Hatha Yoga é chegar ao mais elevado Raja Yoga"
Nos dias de hoje, o Hatha Yoga é bem desenvolvido e conta com várias técnicas além da tradicional, como Iyengar Yoga, Kundalini Yoga, Vinyasa Flow, Asthanga, Swasthya, entre outros.
Krya Yoga
Kriya Yoga é uma prática de meditação que não requer isolamento social ou físicos. Desde tempos imemoriais esta técnica científica ( com beneficios como o bem-estar, calma e equilíbrio já comprovados) vem sendo praticada por santos, profetas e sábios. Tais ensinamentos foram trazido a era moderna pelo imortal Mahavatar Babaji Maharaj, em 1861, que os transmitiu a Lahiri Mahasaya, um pai de família indiano que se tornou um mestre realizado. Foi trazido para o Ocidente na década de 20 por Paramahansa Yogananda, autor do livro "Autobiografia de um yogue".O sistema consiste em técnicas yóguicas que aceleram o desenvolvimento espiritual e ajudam a alcançar um profundo estado de tranquilidade e comunicação com Deus e com o próprio Eu Superior.Para se praticar o Kriya Yoga, você tem que ser iniciado por algum monge ou professor autorizado, durante uma cerimonia.
Pronto, aqui está o que contém atrás de cada porta.
Para explicações mais profundas indico leituras de livros, pesquisas na internet, perguntas a quem é praticante de yoga e práticas, somente assim você vivenciará o que melhor lhe cabe.
Estava lendo um texto do professor Pedro Kupfer, que cabe direitinho a este post, e que diz " ...não existe métodos diferentes e sim etapas distintas dentro de um único caminho. Esses caminhos ou escolhas (no yoga) nada mais é que o processo de crescimento de cada ser humano. São momentos ou fases dentro de um processo maior que é a vida de yoga..."
Ou seja, talvez você anda por um caminho a vida toda, talvez escolha 3, ou quem sabe chegue até o Jnana Yoga não é mesmo???
Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário